Hérnia de disco e fisioterapia: como ela pode te ajudar

Postado: 4 de abril de 2021

A fisioterapia é excelente para o tratamento da hérnia de disco e pode ser feita com exercícios de alongamento e de fortalecimento, equipamentos eletrônicos e uso de compressas quentes.

Quando a pessoa estiver sentindo muita dor, s sessões podem ser realizadas diariamente, com folgas aos fins de semana, e podem ser realizadas apenas 1 ou 2 vezes por semana quando a dor surgir somente em determinadas situações, como ao se abaixar ou ao levantar algum peso do chão, por exemplo.

Benefícios da fisioterapia na hérnia de disco

O tratamento fisioterapêutico para hérnia discal tem como benefícios:

  • Alívio da dor nas costas e da dor irradiada para braços ou pernas, por exemplo;
  • Aumento da amplitude dos movimentos;
  • Maior resistência física;
  • Evitar a cirurgia na coluna;
  • Diminuir a tomada de medicamentos para controle da dor.

A hérnia de disco acontece quando os discos que se encontram entre as vértebras da coluna estão danificados, podendocausar compressão da raiz de um nervo. Geralmente, antes de descobrir a hérnia, houve alguma dor na colunaaproximadamente 10 anos antes. As regiões mais afetadas da coluna são a cervical e a lombar.

Tratamentos:

O tratamento da hérnia de disco envolve várias ações, entre as quais, a fisioterapia. Após avaliação criteriosa,o profissionalpode prescrever diferentes técnicas de tratamento:

Exercícios de alongamento

São indicados já no início das sessões de fisioterapia. Aumentam a flexibilidade, regularizam o tônus muscular e reorganizam as fibras musculares, atuando também na melhora da postura corporal no dia a dia.

Exercícios de fortalecimento

São indicados para pacientes que não apresentam dor aguda e ajudam a fortalecer grupos musculares que encontram-se fracos ou desequilibrados. Pilates clínico e hidroterapia podem ser indicados para esses casos, por manter as costas eretas e trabalhar a força do abdômen, protegendo também a coluna.

Eletrotermofototerapia

Aparelhos como ultrassom, TENS (abreviatura de Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation ou estimulação elétrica nervosa transcutânea, que exerce função analgésica) ou laser podem ser usados como anti-inflamatórios, que ajudam a aliviar os sintomas, diminuindo a dor e o desconforto na coluna. Tais tratamentosdevem ser aplicados conforme a necessidade de cada paciente.

Técnicas osteopáticas

Também chamadas de técnicas de manipulação, podem ser realizadas na coluna e servem para diminuir a pressão sobre ela e realinhar todas as estruturas do corpo, causando sensação de maior leveza e facilidade de realizar movimentos. Cada sessão de osteopatia dura cerca de 60 minutos.

Publicado por: drcaioleal

968 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Caio Leal

Dr. Caio Leal

Fisioterapeuta - CREFITO-3 / 314081-F

Fisioterapeuta com foco no tratamento da dor, Dr. Caio Leal já pode ser considerado uma das promessas no atendimento em Osteopatia na cidade de São Paulo.

Perfil Completo