Perguntas frequentes sobre Osteopatia

A Osteopatia tem como função principal restaurar o equilíbrio da mobilidade sem dor, uma vez que o movimento é a base de todo o funcionamento do nosso corpo.

O tratamento é feito a partir de técnicas funcionais, rítmicas e de relaxamento com as mãos (massagem dos tecidos para libertar contraturas, espasmos e tensões nas faseias).

O que é a Osteopatia?

A Osteopatia é uma terapia não convencional, que normaliza, harmoniza e regulariza o todo estrutural e funcional do corpo humano. Tem como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras alterações relacionadas. É uma abordagem holística, que utiliza uma terapia manual não invasiva, enfatiza a sua ação centrada no paciente e utiliza várias técnicas terapêuticas manuais, que, através da manipulação articular, mobilização, massagem e outras técnicas, procura identificar, tratar e prevenir os mais diversos problemas musculoesqueléticos.

Quais as patologias tratadas pelo Osteopata?

O campo de tratamento da Osteopatia é muito vasto, abrangendo todo o corpo humano. Assim, a Osteopatia é recomendada para o tratamento de uma variedade muito ampla de patologias.

A quem se destina a Osteopatia?

A Osteopatia tem uma ampla indicação, desde o recém-nascido até ao idoso, passando pelas grávidas e pelos atletas.

Como é uma consulta de osteopatia?

A consulta de Osteopatia tem a duração de 60 minutos, quer se trate de uma primeira consulta, ou das seguintes. Na primeira consulta, realiza-se o diagnóstico osteopático, de modo a definir o plano terapêutico. Igualmente, inicia-se o tratamento a fim de aliviar os sintomas.

Como é o tratamento e quais as técnicas usadas?

Após o diagnóstico osteopático, inicia-se o tratamento, que geralmente consiste na utilização de técnicas manuais. Para isso, e utilizando as mãos como instrumento, o Osteopata recorre às técnicas mais apropriadas a cada situação.

Quais as indicações específicas que podem requerer um tratamento osteopático?

Principais indicações que podem requerer um tratamento osteopático:

  • Dores musculares e entorses;
  • Bursites e tendinites;
  • Após imobilização de algum membro, por utilização de talas e gesso;
  • Depois de um importante traumatismo, ainda que não tenha nenhuma ferida aparente (quedas, acidentes de carro etc.);
  • Durante a gravidez e depois do parto, ainda que tenha decorrido sem problemas;
  • Antes da colocação de um aparelho dental, durante todo o tratamento e depois da retirada do aparelho;
  • Durante ou depois de um período de stress ou de esgotamento físico e/ou intelectual ou de um período emocional difícil.
Qual é o tratamento para a dor ciática?

A Osteopatia é uma terapia muito eficaz para o tratamento desta patologia, sobretudo em nível delibertação miofascial, manipulação visceral e Terapia Sacro-craniana. Saiba ainda que a Osteopatia geralmente é mais eficaz do que a medicina convencional no tratamento da dor ciática.

Preciso ir ao médico antes de me consultar com um Osteopata?

O Osteopata é considerado um profissional de saúde de primeira intenção, ou seja, não é necessário um encaminhamento médico para se consultar com um Osteopata. Entretanto, somente será feito um diagnóstico funcional osteopático, e não um diagnóstico médico. Essas duas profissões se complementam.

Preciso necessariamente estar com alguma dor para me consultar com um Osteopata?

Uma consulta preventiva com o Osteopata permite que sejam avaliadas e tratadas as disfunções de mobilidade do corpo, restaurando o equilíbrio entre os diferentes tecidos corporais antes que os sintomas apareçam.

A Osteopatia substitui a Fisioterapia?

Não! Esses dois tipos de abordagem se complementam e não se substituem. Aliás, em nossa prática clínica, é muito comum que o paciente seja avaliado e tratado ao mesmo tempo ou de forma sequencial pelo Fisioterapeuta e pelo Osteopata, sendo que o trabalho de um complementa o do outro e o paciente é o maior beneficiado. Em linhas gerais, enquanto o Fisioterapeuta trata os distúrbios cinético-funcionais (reabilitando o movimento “macro”), o Osteopata trata a mobilidade dos diferentes tecidos, os quais, quando alterados, podem dificultar ou impedir o sucesso do tratamento fisioterapêutico.

A Osteopatia só trata problemas nos ossos?

A Osteopatia busca as alterações da normalidade de todos os tecidos corporais, e não só dos ossos. A depender de cada caso, são avaliados os ossos, músculos, articulações, ligamentos, tendões, vasos sanguíneos, nervos, fáscias, vísceras etc.

A partir de que idade pode-se iniciar o tratamento Osteopático?

O tratamento osteopático é indicado para todas as idades: do recém-nascido ao idoso, não havendo contraindicação.