Osteopatia e seus benefícios

Postado: 4 de abril de 2021

A osteopatia vem ganhando espaço no Brasil como terapia nãoconvencional para o tratamento de dores e incômodos, de bebês a idosos, nas mais variadas patologias. Entre os principais benefícios da osteopatia estão o tratamento da causa lesional, correção das possíveis alterações que a lesão possa ter ocasionado e a prevenção de novas lesões.

Além disso, o método corrige e melhora a postura, favorece a circulação e traz benefícios aos sistemas digestivo, linfático e imunológico.

Sua origem vem de 1864, por meio do médico norte-americano, Dr. Andrew Taylor Still, que buscou uma forma alternativa de tratar a dor de seus pacientes que não tinham resultados com medicamentos.

No Brasil, seu exercício foi reconhecido como especialidade do Fisioterapeuta pela Resolução Nº. 220, de 23 de maio de 2001.

O foco maior da osteopatia está na origem da dor, e não no local em queela está localizada. Dessa forma, quando se utiliza o método, entende-se que a dor não é a causa principal da lesão, mas que ela pode ser ocasionada devido a um desequilíbrio.

A osteopatia tem indicação para tratamento e prevenção de inúmeras patologias. As mais comuns são:

  • Dores na coluna vertebral (lombalgia, cervicalgia, ciatalgia, hérnia de disco)
  • Dores nas articulações (tendinites, artroses, entorses)
  • Dores musculares e disfunções posturais
  • Dores de cabeça
  • Distúrbios do sistema gástrico e uroginecológico
  • Disfunções do recém-nascido (refluxo, irritabilidade, choro frequente)

Durante a consulta com um osteopata, ele analisa, a partir do exame palpatório, as disfunções estruturais, viscerais e cranianas, e, com isso, escolhe a melhor técnica a ser utilizada para tratar cada paciente. As técnicas osteopáticas apresentam uma vasta área de atuação, podendo ser utilizadas em recém-nascidos, crianças, gestantes, adultos e até em idosos com as mais variadas condições de saúde.

Publicado por: drcaioleal

1.861 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Caio Leal

Dr. Caio Leal

Fisioterapeuta - CREFITO-3 / 314081-F

Fisioterapeuta com foco no tratamento da dor, Dr. Caio Leal já pode ser considerado uma das promessas no atendimento em Osteopatia na cidade de São Paulo.

Perfil Completo